Sábado, 21 de Abril de 2012

AFINAL, AINDA NÃO ACABOU A COLONIZAÇÃO?

Cuidado! Estamos fartos de guerras com participação de soldados portugueses

 

O Ocidente não tem emenda. Durante séculos e séculos determinou, para si mesmo, que os modelos que pratica são exemplares, ética e moralmente irrepreensíveis e, evidentemente, “superiores” – logo, deverão ser seguidos por todos os povos do mundo.

O Ocidente continua, mentalmente, na Idade Média, na convicção de que os mentores ocidentais ditam as normas correctas e incensuráveis.

Também parte deste mesmo Ocidente estagnou no período das “descobertas”, assumindo-se como colonizadora de bárbaros e infiéis.

Pese embora a evolução das ideias e a modernização da filosofia, muitos enquistaram nas suas posições de colonizadores.

Portugal tem uma Constituição que (teoricamente) respeita as diferenças, os credos, as tradições de todos. Inclui-se – depreende-se – o respeito pelas soberanias dos Estados.

Teoricamente, disse eu. É certo que o Zé Povinho, se não se está borrifando para o que se passa lá fora, pelo menos, encolhe os ombros num pensamento simplório: “isso é lá com eles”. Mas nem todos são assim, e acham que devem meter o bedelho na vida do vizinho.

Paulo Portas, que se saiba, nunca percebeu nada de África nem das suas idiossincrasias. Para ele, “pretos são pretos” e nós, os “civilizados” temos a obrigação de impormos, aos países africanos, os nossos padrões morais e éticos.

Claro que os “pretos são pretos”. E devem ter orgulho em ser. Claro que a ética dos “pretos” é uma ética diferente da dos ”brancos”. E aqueles têm o direito de escrever os seus princípios éticos, mesmo que estes se não compaginem com os da moral judaico-cristã.

 

 

Mas Portas, como muitos outros “brancos”, particularmente os que ocupam lugares governativos, não percebeu ainda isso. Portas entende que deve assumir o seu “nobre” papel de colonizador.

Perante isso, Portas decidiu perorar: que, perante o golpe de Estado na Guiné, devemos (o Ocidente, ou os portugueses?) enviar uma força militar para obrigar os guineenses a aceitar os “nossos” padrões.

Ele sabe lá qual tem sido o papel do “poder legítimo” no tráfico da droga na Guiné-Bissau?! Sabe lá, na sua desmedida ignorância, quais os princípios morais e religiosos dos que se opõem à prepotência das chefias militares da Guiné?! Ele sabe lá o que é viver atascado na bolanha, ser vítima da malária ou parasitado pelas matacanhas!?...

Saberá ele mesmo o que é a Guiné? Deixe-se de asneiras! Deixe que os próprios resolvam os seus problemas, desde que não violentem os direitos do seu povo dócil e pacífico. Com certeza que Portas nunca viu o filme "Os deuses devem estar loucos".

Meta-se na sua vida, senhor Portas, já que, pelo que parece, entende muito é de… negócios de submarinos!

 

 

Parece, porém, que os guineenses souberam dar-lhe a resposta que ele estava "mesmo a pedir": “Qualquer força estrangeira seria considerada força invasora”, ou seja, “quem vier por mal, será tratado como inimigo”.

O amor-próprio tem ainda valor; mesmo na Guiné Bissau. Pelos vistos, os “pretos” têm mais dignidade do que os que andam, de mão estendida e lágrima de crocodilo, a pedir esmola, quer seja à Comunidade Europeia, quer seja ao Brasil, a Marrocos, à Venezuela ou até a Timor. Como faz Portas e o governo que integra.

E.G

Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

 

Publicado por democracia-do-sul às 12:19
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
1 comentário:
De EF a 24 de Abril de 2012 às 03:37
Paulo Portas ´é um cretino que só num governo como o nosso pode ter lugar!


Comentar post

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*Desde 27 de Fev. de 2012, já aqui andaram a navegar,

Website Hitwebcounter
leitores interessados, amigos ou simples curiosos

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tempo que faz lá fora

Previsões e | mapas satélite
FASES DA LUA

*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»
Pode ainda ler estes blogs interessantes