Quarta-feira, 20 de Junho de 2012

SUSPENDERAM A DEMOCRACIA...

Passaram-se muitas semanas sem que tivesse tempo e vontade de voltar a escrever aqui. Por um lado, a verificação de que o número de leitores da «Democracia do Sul» tarda em descolar – certamente fruto da inexperiência e meu desconhecimento das formas de divulgação de um blog – não é de molde a encorajar este escrevinhador. Para além disso, a atenção que tenho dedicado à associação criada com vista ao desenvolvimento cultural de Quarteira – a Xávega – absorve-me energias e atenção, deixando-me pouco tempo livre para outras actividades.

Finalmente e por outro lado, a série de nefastos acontecimentos na política portuguesa leva-me a pensar, desanimado, que, desde há meses, a DEMOCRACIA foi suspensa (esmagada?) em Portugal.

Um país com pergaminhos e história é hoje governado por uns fulanos quaisquer, estrangeiros, que ditam as formas de como os governantes portugueses eleitos devem agir, não passando de simples títeres nas mãos dos interesses da banca internacional.

Os direitos de um povo, os direitos dos portugueses? Que se lixem. Os tais a quem chamam troika, encabeçados por um etíope escapado à tradicional fome do seu próprio país, querem lá saber de que o número de desempregados cresça em cada minuto que passa! Querem lá saber que o tal governo de marionetas retire aos indígenas deste velho país de quase mil anos, condições de vida e de conforto e condene os mais pobres e remediados à fome e ao desespero! Querem lá saber se são estes e apenas estes os que são esbulhados da sua estabilidade financeira e até familiar, enquanto os de mais posses e privilégios vão escapando entre as pedras de granizo que esmagam os primeiros!

Quem protesta – dizem eles e a espécie de governo feito de inexperiência e servidão – são irresponsáveis, são egoístas, são alarves.

Ainda bem que o número desses “alarves” está crescendo e criando consciência das teias em que caiu! Ainda bem que esses “alarves” estão ficando cada vez mais senhores das suas convicções e cientes do que se passa à sua volta e das incapacidades de quem julga que nos governa.

São os títeres os que pensam que o povo está disposto a suportar tudo, com resignação feita cobardia.

Não se iludam! Um dia, o galo adormecido abrirá os olhos, perceberá que há outras alvoradas e, do alto do seu poleiro chamado RAZÃO, cantará!

E.G

 

Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

 

Publicado por democracia-do-sul às 14:12
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
2 comentários:
De macl.blogspot@hotmail.com a 28 de Junho de 2012 às 22:34
A quaçidade da escrita e da reflexão xontinua muito boa. O problema foi ter chegado à blogosfera na era do facebook. Experimente mudar para o facebook e vai ver que não lhe falta clientela. Abraço!
João Martins


De democracia-do-sul a 30 de Junho de 2012 às 02:37
Obrigado pelo elogio. Obrigado pelo conselho, também... Mas, se calhar, é tarde...

Recordo uma péssima experiência que experimentei logo que surgiram esses novos brinquedos. Pareceu-me, então, acertado «entrar no jogo» das chamadas redes sociais, sendo «moda», nesse tempo, o «twiter».
Uma informação transmitida por esse meio por um grande amigo e a minha falta de experiência acarretaram a esse amigo grandes amargos de boca e a mim algumas injustas inimizades. Jurei que de tais redes ditas sociais… nunca mais, pois as vantagens pareceram-me escassas quando postas num prato de balança em que no outro prato estavam os inconvenientes.

A minha cara-metade, porém, desde há vários meses que se meteu nas teias do tal «facebook» e, com toda a franqueza, para além de ter reencontrado uma colega de infância, ainda não lhe percebi qualquer vantagem; antes lhe enchem a caixa de correio com pedidos de «amizade» de gente que mal conhece ou nunca conheceu...
Umas baboseiras aqui ou além, umas fotos mais ou menos interessantes, uma linguagem a espelhar a ileteracia de um povo e uma vacuidade de ideias e ambições estéticas não são coisas que me atraiam.

Além disso, se, por curiosidade ou ócio, um dia me lembrasse de me meter nesses trilhos, era capaz de topar com gente de apelido Cavaco, Silva, Coelho, etc, etc. Imagine que esses me pediam para ser meus amigos!... SAFA!

Cumprimentos
E.G


Comentar post

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*Desde 27 de Fev. de 2012, já aqui andaram a navegar,

Website Hitwebcounter
leitores interessados, amigos ou simples curiosos

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tempo que faz lá fora

Previsões e | mapas satélite
FASES DA LUA

*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»
Pode ainda ler estes blogs interessantes