Sexta-feira, 29 de Junho de 2012

A BOLA, AI A BOLA!... E AGORA?

 

Acho que o «portuguesinho valente» nem deu por isso… Eu quase não dava e, por isso, me surpreendo.
Jornais e governo da Nação ajudavam a que se não falasse no essencial, enrolando as nossas atenções nas voltas de uma bola.

Comecei a perceber que estávamos à beira de um «facto histórico» quando alguém disse na televisão que a selecção de futebol estava transformada num circo, com os «macacos» a passearem de «charrette» nas ruas de Óbidos e com um cigano a chegar ao estádio nas poltronas de um Ferrari preto (como qualquer «trabalhador», é claro).

Fui então alertado para o facto de os tais «macacos» terem sido humilhados nuns jogos a feijões por não sei que equipas do terceiro mundo da bola e foi, então, que me dei conta que esse facto – um campeonato de pontapés na bola - importantíssimo para o futuro e bem-estar dos portugueses, iria ser definido pelas «chuteiras» do Ronaldo, do Nani, do Moutinho ou do Coentrão.

Esquecidas as «charretes» e o Ferrari do cigano, tudo passou a girar à volta das conjecturas e das palavras do senhor Paulo Bento. Depreendi que se esse senhor atinasse com as tácticas e se o senhor Ronaldo atinasse com as redes dos «outros», Portugal passaria a ser um «grande país», o maior, o mais ilustre da velha Europa, talvez pondo fim aos seus terríveis problemas de défices, desempregos, falências, roubos mais ou menos declarados do governo às algibeiras do Zé Povinho.

O primeiro jogo seria contra a Alemanha daquela senhora gorda e sem pescoço, que tem um nome a começar por «Mer…». Disseram-me que os «macacos já não pareciam macacos. Que mereciam ganhar mas, provavelmente, porque a tal senhora amarrecada e sem pescoço tenha pegado no «telelé» e ligado ao seu querido Coelhinho de estimação ameaçando-o sabe-se lá de quê, os Ronaldos & companhia decidiram não enfiar o coiro redondo nas redes germânicas. Enfim…

Depois foram mais dois ou três jogos que parece que foram todos ganhos «à rasquinha», no dizer do meu vizinho Cardoso, mas que transformaram, assim mesmo, os «macacos» em homens, em jogadores, em génios… Fosse lá como fosse, as esperanças de um povo ficaram, por fim, suspensas de uma jogatana com «nuestros hermanos» que – diziam – andavam cansados e às voltas, como baratas tontas, apavorados por terem de defrontar o tal Ronaldo.

O país esplendia no vatídico bródio de uma vitória que era quase certa, porque os nossos «salvadores» tinham tido mais tempo para descansar que os castelhanos. Era só ganhar e depois ajustar as contas com os tais da Germânia. Pronto: acabava a fome, os despedimentos, as dívidas das prestações da casa.

 

Passos Coelho e «sus muchachos» esfregavam as mãos: há semanas que se não falava noutra coisa senão na quase certeza de que os deuses da bola, com São Ronaldo à frente, nos iam transformar «nos melhores do mundo» – Coelho, Gaspar, Portas, Álvaro, Teixeira da Cruz, inclusive.

Enquanto a «choldra» discutia a razão por que Ronaldo falhou um golo certo, esquecia-se das poucas-vergonhas que o governo ia lançando sobre ela – o fecho dos tribunais, a ameaça velada de mais austeridade, a não execução orçamental, o corte em mais subsídios, a subida trimestral da electricidade, o fim dos casos de excepção nas «scuts», a venda da Cimpor, da Tap, e doutras boas empresas que ainda julgamos que são nossas, a extinção de freguesias…

Os castelhanos, como de costume, vingaram Aljubarrota. O sonho apagou-se, fósforo ardido e desesperado.

Malditos «macacos» - terá pensado Passos Coelho – bem podiam ter metido um golinho nas redes do tal Casilhas… A festa durava mais uns dias. Davam-nos tempo para acabarmos de vez com Portugal…

EG


Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito


 

Publicado por democracia-do-sul às 23:11
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
2 comentários:
De tia altisidora a 30 de Junho de 2012 às 12:55
Ciertamente, Angela Merkel no tiene pescuezo.....


De Alves a 1 de Julho de 2012 às 01:24
Como no tempo do Salazar era Fátima Futebol e Fado... Voltou a ser. Fátima nunca sai das preocupações e romagens dos portugueses, o fado fizeram da canção cantada nas tascas rascas, património de ... fadistas e marialvas o fuebol continua a ser o melho meio de se não falar da politica...
Porra! Tudo se repete.


Comentar post

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*Desde 27 de Fev. de 2012, já aqui andaram a navegar,

Website Hitwebcounter
leitores interessados, amigos ou simples curiosos

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tempo que faz lá fora

Previsões e | mapas satélite
FASES DA LUA

*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»
Pode ainda ler estes blogs interessantes