Segunda-feira, 16 de Julho de 2012

ABAIXO O ACORDO !

A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA

 

Sabem os meus leitores do meu desacordo com o actual dito “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” (que, como podem verificar, em todos os meus artigos, apelido de ser “da Língua Brasileira”).

Consolou-me ver que personalidades com as quais nem me considero ideologicamente próximo (como Vasco Graça Moura), gente das letras e jornalistas de prestígio (como Miguel Sousa Tavares ou o inveterado Esteves Cardoso) partilham, em relação a este estúpido “acordo”, o meu ponto de vista.

Recordo frequentemente, que quando da minha passagem (igualmente cretina) pela guerra, que cumpri na Guiné, me surpreendia a pureza com que o pessoal vindo do vizinho Senegal e que amiude fui contactando, falava um francês tão ou mais escorreito como o que se falava em Paris; enquanto raros eram os autóctones guineenses que conseguiam “arremedar” a língua dos dominadores de quinhentos anos.

Pois, se, em 500 anos, não fomos capazes de difundir a nossa Língua latina, não foi de admirar que num país onde, surpreendentemente, nem sequer existe uma Academia da Língua, viessem uns mafarricos da Academia das Ciências ditar que, agora, o Português tem de moldar-se às exigências daqueles que não o foram capazes de aprender.

Por isso, resisti e continuarei a resistir, vestindo o fato (sem “c”) daqueles que se opõem ao facto (com “c”) de tais iluminados nos quererem obrigar a esquecer as raízes latinas, em nome não se entende bem de quê.

 

Foi então, com júbilo, que tomei conhecimento de que Ivo Miguel Barroso, professor da Faculdade de Direito de Lisboa, vai apresentar, talvez ainda hoje, na Provedoria da Justiça, uma queixa, devidamente fundamentada em mais de 250 páginas, contra o denominado “Acordo Ortográfico”.

O professor defende que a Assembleia da República deve aprovar uma norma que desvincule o Estado português desse “acordo”, repondo a normatividade violada, operando um autocontrolo da validade, fazendo aprovar um acto que, reconhecendo a inconstitucionalidade das normas contidas no Acordo Ortográfico e, também, na Resolução parlamentar nº. 35/2008, retire eficácia a essa [aberração], auto desvinculando o Estado português". 

Bato palmas e assino por baixo. E mais, estou com Ivo Barroso quando afirma que os cidadãos "gozam direito de resistência" ao acordo, referindo o artigo 21º. da Constituição Portuguesa, e também "de objecção de consciência e do direito genérico de desobediência a normas inconstitucionais". 

Conte comigo, professor. Eu estou a resistir e resistirei sempre.

Se desobedecer a normas inconstitucionais é um direito meu… estou nessa!

E.G

  

 Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

 

 

Publicado por democracia-do-sul às 12:13
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*Desde 27 de Fev. de 2012, já aqui andaram a navegar,

Website Hitwebcounter
leitores interessados, amigos ou simples curiosos

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tempo que faz lá fora

Previsões e | mapas satélite
FASES DA LUA

*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»
Pode ainda ler estes blogs interessantes