Quinta-feira, 9 de Agosto de 2012

AGARREM-ME, SENÃO EU MATO-O!

Chega-nos à mão o anúncio de um buzinão para «comemorar» a denominada «Festa do Pontal», local que dantes pertencia ao concelho de Faro mas que agora, talvez por milagre do «acordo de delimitação dos concelhos SerucaEmídio/MacárioCorreia», foi transferido para a freguesia de Quarteira, a fim de que nesta cidade, calmamente, possa decorrer o jantar anual do PSD, que marca o seu regresso de férias às lides partidárias.

Segundo essa notícia, a comissão organizadora do evento (não da festa dos sociais democratas mas sim do buzinão) o objectivo é a exigência da abolição das portagens na Via do Infante.

Nada de novo, portanto: uma pretensão que se repete um pouco por todo o país onde acabaram as chamadas «scuts». Uma pretensão que, no Algarve se assume como de maior importância, porque as obras da EN 125, a alternativa à auto-estrada (?) algarvia, ameaçam a fama das «obras de Santa Engrácia».

Os organizadores desse tal «buzinão», ao que dizem, atribuem às portagens as culpas de este ano se verem nas estâncias e estradas algarvias muito menos automóveis de matrícula alemã ou britânica, que em anos anteriores à crise.

Ponto final. A notícia era esta.

O que a torna curiosa é que os referidos organizadores tenham anunciado que o buzinão será precedido por uma «marcha lenta» cujo percurso descrevem pormenorizadamente, desde Boliqueime até Quarteira.

Descontando o incómodo aos utentes desses percursos, programado para o final de um dia de trabalho, quando todos almejam pelo regresso aos seus lares, o facto parece curioso pelo seu estilo «agarrem-me senão eu mato-o» já que, anunciada a acção, não é crível que as autoridades policiais estejam pelos ajustes de permitir que umas dezenas de «habituais» se dêem ao trabalho de incomodar todos os demais cidadãos, estejam estes conformados ou não com a introdução das portagens na Via do Infante.

Assim, o mais certo é tal «marcha lenta» poder ser neutralizada e o seu anúncio não passar de um daqueles casos do “agarrem-me … senão eu mato-o”, tão característico da bazófia nacional. Quem assim age procura, normalmente, o seu minuto de «evidência» pessoal; mas também receia um momento de verdade.

Quase sempre o “agarra-me, senão…” não visa só os adversários – neste caso o poder; pretende afirmar uma liderança, visa o alargamento do um espaço de influência e de intervenção pessoal.

Assim, o “agarra-me, senão…” arrisca-se a ser, uma vez mais, um acto falhado, uma vez que o seu resultado depende sobretudo da resposta do adversário e da sua susceptibilidade de se atemorizar, ou não, pelas atitudes exibicionistas.

Quanto ao buzinão… desconfio que lá dentro do pavilhão, entre a música e as bandeiras laranja que sempre são distribuídas em profusão para «decorar» o jantar e os discursos, ele se faça ouvir.

E.G

  

 Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

Publicado por democracia-do-sul às 13:14
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
1 comentário:
De Anónimo a 10 de Agosto de 2012 às 00:37
Pois o Bloco é um instrumento de que se usam os opurtunistas. Quando eu for crescido quero ser do bloco


Comentar post

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*Desde 27 de Fev. de 2012, já aqui andaram a navegar,

Website Hitwebcounter
leitores interessados, amigos ou simples curiosos

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tempo que faz lá fora

Previsões e | mapas satélite
FASES DA LUA

*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»
Pode ainda ler estes blogs interessantes