Sábado, 11 de Agosto de 2012

SE QUERES SER BOM... MORRE

ou vai-te embora

 

O «Diário Económico» promoveu um inquérito, a que corresponderam mais de onze mil leitores com voto válido.

O «Diário Económico» é um jornal especial, muito distante do «Correio da Manhã», essa espécie sensacionalista/imbecil que se situa entre o «Jornal do Crime» e a «Maria», tão querido dos portugueses e, em particular dos algarvios. Não. O Diário Económico é, neste momento, talvez o jornal mais sério e independente deste santo país.

E qual foi o tema desse inquérito? Perguntava o jornal «qual foi o melhor primeiro-ministro português da era pós 25 de Abril».

 Agora, que Mário Soares, que estabilizou o país no período pós-revolucionário e o retirou do perigo de banca rota depois, e que Maria de Lurdes Pintasilgo, a primeira a introduzir as grandes medidas sociais, já passaram à história, na memória das actuais gerações pensantes, a resposta só pode ter surpreendido incautos: por uma grande e apreciável maioria  e com mais de dois mil votos sobre o actual primeiro-ministro, os inquiridos foram claros na escolha: José Sócrates.

Qual Cavaco? Qual Barroso? Quais Balsemão, Mota Pinto ou Freitas do Amaral? Quais Nobre da Costa, Pinheiro de Azevedo, Guterres e mesmo Sá Carneiro? De Santana Lopes ainda se lembraram e, imaginem! – até lhe atribuíram um pouco mais de mil votos. A Cavaco, mostraram-lhe o seu prémio: um valor residual, como a tantos mais.

Devo esclarecer: Sócrates não suscitou as minhas especiais simpatias, nem os meus votos. Mas, em abono da verdade, acho mesmo que, até ao momento em que cedeu à chantagem dos professores, o seu ministério foi impecável. Depois… foi cedendo a chantagens várias, a instintos eleitoralistas e, sobretudo, não pôde resistir à crise em que, de forma directa, o capitalismo da América primeiro, e de formas ínvias, o da expansionista Alemanha depois, nos fizeram mergulhar.

Poderia ter feito melhor? Talvez não. Só se não lhe tivessem chumbado o PEC 4 é que o saberíamos. O que sabemos agora é que aqueles chumbaram o PEC 4, depois, só têm vindo a fazer pior. Muito pior.

Com a amostra de alternativa que aí vem, que usa, por nome, Seguro e, por evidência, a insegurança de conhecimentos, não nos admiremos que o povoléu, um dia, comece a bramar: «Zé, volta. Estás perdoado».

 

PS: O «Expresso» de hoje traz mais uma sondagem: popularidade de Cavaco e de Coelho, igual a zero! E da popularidade das instituições da Justiça… nem é bom falar, tal é o modo negativo como os portugueses as vêem.

Está visto, temos de mandar vir de fora quem nos governe! Merckle bem tenta. Lagarto, lagarto, lagarto. Mais vale comprar alguém numa loja de chinês!

E.G.

  

 Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

Publicado por democracia-do-sul às 15:51
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*Desde 27 de Fev. de 2012, já aqui andaram a navegar,

Website Hitwebcounter
leitores interessados, amigos ou simples curiosos

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tempo que faz lá fora

Previsões e | mapas satélite
FASES DA LUA

*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»
Pode ainda ler estes blogs interessantes