Quinta-feira, 11 de Outubro de 2012

DE QUE SERVE SER BOM ALUNO…

… SE O PROFESSOR NÃO PRESTAR?

 

Finalmente, conheceram-se as conclusões do FMI sobre o estado da economia, através da divulgação, há poucos dias, do relatório semestral desta instituição.

Nesse relatório, o FMI reconhece que as medidas de contenção orçamental estão a ter um impacto negativo muito maior do que aquilo que previam e, assim, não só a Europa, mas, sobretudo, os países intervencionados, como Portugal, estão s ser vítimas de um «colossal» (termo querido do nosso ministro das Finanças) erro de cálculo.

O FMI confessa que, nos seus modelos de projecção, previa-se que, em aumento de impostos ou no corte na despesa pública, por cada euro reduzido, o PIB perderia 50 cêntimos. Acontece porém que, desde 2008, por cada euro no corte na despesa pública ou no aumento de impostos, o PIB perdeu entre 90 cêntimos e 1,70 euros, o que significa que a economia perdeu mais do que aquilo que o estado recebeu a mais. O FMI confessou o erro e reconhece-o.

A senhora Merkel e o seu fiel e cego seguidor Passos Coelho é que ainda não perceberam que a austeridade não resulta e, pelo contrário, é contraproducente. E insistem, insistem, insistem…

Os resultados estão à vista: pedem mais sacrifícios, mais austeridade para que - como «bons alunos» que se auto titulam -, com esses novos sacrifícios, possam contrabalançar os danos causados à economia e aos cidadãos. A espiral recessiva aprofunda-se.

Ora, perante a confissão desse «colossal» erro e a posterior insistência no mesmo erro, o «professor» FMI (e os seus «bons» assistentes Vítor Gaspar e Passos Coelho), teimarão em querer ostentar a estratégia do «bom aluno»?

E quem pagará o prejuízo de tamanha incompetência?

 E.G.

 Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

Publicado por democracia-do-sul às 18:15
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»