De João Martins a 4 de Abril de 2012 às 01:52
Ainda não percebi se são de esquerda se são de direita, sei que não são apartidários. Mas a estética do blogue está perfeita e a qualidade da escrita não lhe fica atrás. Assim que puder acrescento-vos no meu blogue. Longa vida!

João Martins
Blogue macloulé


De E.Geraldo a 6 de Abril de 2012 às 16:01
Caríssimo leitor João Martins
Se não estou em erro (e se estiver, que me perdoe o lapso de uma memória que já vai tendo as suas falhas) a frase “Democracia de direita é uma contradição de termos” foi posta por Somerset Maugham na boca de uma das personagens de Servidão Humana (Of Human Bondage), obra escrita no longínquo no de 1915.
Outros, tendo em mente as democracias totalitária, pensarão, certamente que “contradição de termos” será, antes, falar em “Democracia de esquerda”.
É fatal: tentar pôr rótulos a teorias políticas, éticas e morais descambará sempre em caos demagógicos, calculistas ou de objectivos inconfessáveis.
Certamente, objectivos ocultos não serão os seus. Por isso, lhe peço que não tente ver-nos por prismas de direita ou de esquerda. Procure antes ver-nos como aquilo que sou (porque, até agora, tenho sido o único autor do articulado apresentado): apenas democrata.
Não acredita que seja apartidário. Pois lamento dizer-lhe que está errado. Sou apenas, aquilo que pretendo ser: crítico. E, pelo que se me apresenta no leque político português, nunca me encaixarei em conformidade em qualquer das agremiações existentes.
Também não professo ideias anarquistas (se bem que, muitas vezes, os apelos não faltem), porque ser anarquista não é ser apolítico, mas antes político (e muito) de sinal contrário.
Deixe-me, pois no papel que escolhi, de observador e comentador crítico. Com um grande senão , que é o de não ter disponibilidade e tempo para estar mais presente.
Quanto às suas palavras amáveis…. São favores que se agradecem, porque em todos nós há sempre um lugarzinho para a vaidade pessoal.
Faço o que sei e esforço-me por fazer o melhor que sei. E é tudo.
Cumprimentos.
E. Geraldo


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres