Sábado, 8 de Setembro de 2012

E ELE RI-SE, CARAMBA!

para chorar, estamos cá nós

 

Anteontem, o Presidente da República, à laia de aviso ao governo, a semanas da apresentação do Orçamento do Estado, veio «alertar», com toda a prudência e falta de clareza a que já nos habituou, que a carga fiscal não pode sobrecarregar mais os portugueses e que os que já estão muito «esmagados» não o devem ser novamente.

À laia de resposta (ou desafio?), o primeiro-ministro, desrespeitando o acórdão do Tribunal Constitucional, que exige equidade nas medidas de austeridade, veio atirar ao rosto dos portugueses um rol de incríveis regras de maior austeridade, que desobedecem ao Tribunal, cometendo, a meu ver, não só uma inconstitucionalidade contrária à ordem, à moral e à razão, mas uma incrível desobediência civil e criminal, pelo que deverá ser responsabilizado.

Infelizmente, há dezenas de anos que o Estado deixou de poder ser considerado «pessoa de bem» e, assim, já ninguém estranha que o governo continue a «castigar» os mais débeis, a começar pelos funcionários e os restantes trabalhadores, proletários ou não, e a terminar nos pensionistas e reformados, num desprezo total pelos cidadãos. Todos, não: nas grandes fortunas, nem sequer se belisca e os capitalistas que fugiram com o dinheiro para paraísos fiscais, serão perdoados perante uma ridícula «multa» de 7,5%, quando os operários e funcionários vêm os seus impostos agravados, ao serem penalizados com um IRS imoral e, agora, para além do esbulho dos subsídios de férias e de Natal, com um aumento de 7% do seu vencimento bruto para a Segurança Social e para a Caixa Geral de Aposentações, para as quais passarão da descontar quase um quinto do seu vencimento (um imposto disfarçado), enquanto as grandes empresas aforrarão muitos milhões, deixando de contribuir para a S. Social, à custa desse aumento sobre os trabalhadores.

Já bastavam estas incríveis medidas de «equidade à la coelho» (equidade que castiga os reformados retirando-lhes  - roubando? - os dois subsídios que lhes são devidos) para nos deixar mais que preocupados até porque não se percebe o que se passará nos crânios iluminados que nos governam, quando falam em recuperação económica, ao mesmo tempo que  reduzem drasticamente, até aos limites do incrível, o poder de compra da população. Mas Coelho tinha ainda de ferir-nos com o ar displicente e impertinente como se apresentou, perante as câmaras de televisão para anunciar as «suas» medidas.

Provavelmente, algum dos seus conselheiros que pastam nos mesmos… relvados, o alertou para o despropósito e o «Pedro» decidiu «explicar», no seu facebook, que o discurso que fez “não era o que gostaria de poder nos dizer” e, reclamando-se cidadão e pai, «o Pedro» disse ainda que sentia “a frustração de não poder poupar-nos a estes sacrifícios”.

Entretanto, o oportunista Seguro exultou: Coelho deu-lhe, de mão beijada, a oportunidade de se desobrigar de deixar passar o Orçamento, ao mesmo tempo, que lhe veio abrir a porta para que a sua própria incompetência possa vir a substituir a incompetência de Coelho.

******

O jornal «Correio da Manhã», nunca caiu no meu agrado, já que o jornalismo» tipo «jornal do crime», «hola» ou «sun» se tornam repelentes à minha sensibilidade jornalística.

Mas, desta vez, venho dar a mão à palmatória e agradecer efusivamente a esse jornal o serviço que prestou aos portugueses, ao publicar a foto que acima se reproduz.

Passos Coelho acabara de chocar os portugueses com as medidas anunciadas e com a forma fria e displicente com que as anunciou e foi logo de seguida, a correr, com a sua mulher, para o concerto de Paulo de Carvalho, onde exteriorizou, com aquele ar que deve reflectir a sua dita frustração e o seu desgosto por aquilo que nos disse – tristeza que se pode apreciar no «semblante carregado» com que entoou a «Nini dos 15 anos».

A hipocrisia tem destas coisas: por vezes, denuncia-se a si própria! Razão teve hoje Jerónimo de Sousa quando, no encerramento da festa do Avante, afirmou que Passos Coelho pode dizer que está a tratar dos futuros dos filhos – dos dele, não dos nossos.

E Cavaco que vai agora fazer? Assobiar para o lado depois de Coelho fazer orelhas moucas aos seus… «conselhos»?

Ah! E esperem por aquilo que ainda o nosso homem tem para apresentar no Orçamento!...

E.G.

  

 Este blog não está interessado em aderir ao novo Acordo Ortográfico da Língua Brasileira. Por isso, escreve no que entende ser Português escorreito

Publicado por democracia-do-sul às 23:19
Link deste post | Comentar | Adicionar aos favoritos

*Mais sobre este blog

*EDITORIAL

Este blog será… aquilo que e os editores que me acompanham quisermos que seja. Não nos declaramos apartidários nem enfeudados. Também não nos rotulamos nem laicos nem místicos. Seremos, tanto quanto possível, observadores atentos e críticos; ácidos e ásperos, quando necessário. As nossas escolhas, a moral e a ética expressas serão aquelas que a nossa consciência, vontade e princípios o ditarem. “Democracia do Sul” será local de debate se os leitores assim desejarem, desde que usem regras de correcção e de respeito. Pomo-nos ao serviço da Região Algarvia, centrando- -nos principalmente no Concelho Louletano. Nosso farol será a Democracia; nossa “dama”, a República. ooooooooooooooooooooooooo - escreva-nos - escreva-nos democracia-do-sul@sapo.pt - escreva-nos ooooooooooooooooooooooooo

*pesquisar

 

*Novembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


*Tags

* todas as tags

*Os posts mais recentes

* RESGATE SIM, RESGATE NÃO,...

* QUE ESPERAVAM?

* ACREDITE:

* FAZ O QUE ELE DIZ !

* TAL COELHO, TAL SEGURO...

* VERDADEIRO EMBUSTE, ESTE ...

* ELEGIA DA INFRUTUOSIDADE ...

* DE QUE SERVE SER BOM ALUN...

* SOMOS UNS BANANAS!...

* A ESPERANÇA VIRÁ DE BARCE...

* ASSALTO AO «POTE» PELOS «...

* EMU - A MÁQUINA INFERNAL

* NÃO MATEM A ESPERANÇA!

* E ELE RI-SE, CARAMBA!

* APERTEM! APERTEM!...

*Os comentários recentes

Não estive lá mas contarão-me que a Jamila madeira...
Não, meu caro...O que defendemos é que deveríamos ...
Olá! Quer dizer que vocês apoiam que Portugal saia...
Realmente... sem palavras...
Miguel Relvas, na sua chico-espertice tradicional,...
Se os passos e relvas soubessem ingles ficava tudo...
Não pode ser. Este governo tem de cair e deve cair...
Porque voces não escreverão nada quando foi a mani...
Sabendo-se que o genro de Cavaco Silva comprou o P...

*Os posts mais comentados

*Links importantes

*Arquivos da «Democracia»

* Novembro 2013

* Novembro 2012

* Outubro 2012

* Setembro 2012

* Agosto 2012

* Julho 2012

* Junho 2012

* Maio 2012

* Abril 2012

* Março 2012

* Fevereiro 2012

Obrigado por ter visitado a «Democracia do Sul»